NASA CONTRATA TRÊS EMPRESAS PARA DESENVOLVER VEÍCULOS PARA ASTRONAUTAS ANDAREM NA LUA

  Representação artística do veículo lunar RACER (Reusable Autonomous Crewed Exploration Rover) da Intuitive Machines, destinado a explorar a Lua em futuras missões da Artemis

Nasa contrata três empresas para desenvolver veículos para astronautas andarem na Lua

Agência trabalhará com as três companhias por um ano para desenvolver seus projetos de veículo lunar e, depois, escolherá uma para a fase de demonstração

 

Por The New York Times

06/04/2024 04h00  Atualizado há 12 horas


Nasa contratou três empresas para apresentar projetos preliminares de veículos para levar os astronautas da agência espacial americana à região polar sul da Lua nos próximos anos. Depois que os astronautas retornarem à Terra, esses veículos poderão ter direção autônoma como exploradores robóticos, semelhantes aos rovers da Nasa em Marte.


A capacidade de condução autônoma também permitiria que o veículo encontrasse a próxima missão de astronautas em um local diferente.


— Não há estradas para onde ele irá. Sua mobilidade mudará fundamentalmente nossa visão da Lua — disse Jacob Bleacher, cientista-chefe de exploração da NASA, em uma coletiva de imprensa na quarta-feira.

As empresas são a Intuitive Machines, de Houston, que em fevereiro pousou com sucesso uma espaçonave robótica na Lua; a Lunar Outpost, de Golden, no Colorado; e a Venturi Astrolab, de Hawthorne, Califórnia. Apenas uma das três construirá de fato um veículo para a Nasa e o enviará à Lua.

A Agência espacial havia solicitado propostas para o que chamou de veículo para o terreno lunar, ou LTV, que poderia dirigir a uma velocidade de até 14,9 quilômetros por hora, percorrer uma dúzia de quilômetros com uma única carga e permitir que os astronautas dirigissem por oito horas.

A agência trabalhará com as três empresas por um ano para desenvolver seus projetos. Em seguida, escolherá uma delas para a fase de demonstração.

O LTV, no entanto, não estará pronto a tempo para os astronautas do Artemis III, o primeiro pouso do programa de retorno à Lua da Nasa, atualmente programado para 2026.

Projeto da Venturi Astrolab — Foto: Divulgação/NASA TV
Projeto da Venturi Astrolab — Foto: Divulgação/NASA TV

O plano da Nasa é que o LTV esteja na superfície lunar antes do Artemis V, o terceiro pouso de astronautas previsto para 2030, disse Lara Kearney, gerente do programa de atividade extraveicular e mobilidade humana na superfície do Centro Espacial Johnson.

— Se eles puderem chegar mais cedo, nós o aceitaremos mais cedo — afirmou Lara.

O contrato do LTV terá um valor de até US$ 4,6 bilhões nos próximos 15 anos - cinco anos de desenvolvimento e, depois, uma década de operações na Lua, sendo que a maior parte desse valor será destinada ao vencedor da competição.

Mas Lara Kearney disse que os contratos permitem que a Nasa financie posteriormente o desenvolvimento de outros rovers ou que outras empresas concorram no futuro. O contrato segue a estratégia recente da Nasa de adquirir serviços em vez de hardware.

No passado, a Nasa pagava às empresas aeroespaciais para construírem veículos que depois passaram a ser de sua propriedade e operados pela agência. Isso incluía o foguete Saturno V, os ônibus espaciais e os veículos lunares itinerantes — popularmente conhecidos como moon buggies — que os astronautas dirigiram na Lua durante as três últimas missões Apollo em 1971 e 1972.

A nova abordagem se mostrou bem-sucedida e menos dispendiosa para o transporte de cargas e astronautas para a Estação Espacial Internacional. A Nasa agora paga às empresas, principalmente à SpaceX, de Elon Musk, taxas fixas por esses serviços, mais parecidas com passagens de avião ou remessas da FedEx.

Projeto da Lunar Outpost — Foto: Divulgação/NASA TV
Projeto da Lunar Outpost — Foto: Divulgação/NASA TV

Para a empresa escolhida para construir o LTV, o veículo continuará sendo de sua propriedade, e essa empresa poderá alugá-lo para outros clientes quando não for necessário para a Nasa.

—Está comercialmente disponível para nós, como empresa comercial, vender capacidade nesse rover, e fazer isso para parceiros internacionais e para outras empresas comerciais e agências espaciais em todo o mundo— disse Steve Altemus, executivo-chefe da Intuitive Machines.

Alianças entre empresas iniciantes

A competição criou alianças entre pequenas empresas iniciantes e empresas aeroespaciais de maior porte e mais estabelecidas, além de empresas automobilísticas. A equipe da Intuitive Machines inclui a Boeing, a Northrop Grumman e a Michelin, fabricante de pneus.

A Lunar Outpost adicionou à sua equipe a Lockheed Martin, a Goodyear e a General Motors, que ajudaram a projetar os buggies lunares da Apollo.

A Astrolab está trabalhando com a Axiom Space de Houston, que enviou astronautas particulares para a estação espacial e está construindo um módulo comercial para a Estação Espacial Internacional. No ano passado, a Astrolab anunciou que havia assinado um acordo para enviar um de seus rovers à Lua em um foguete SpaceX Starship já em 2026. Essa missão independe do fato de ser selecionada pela Nasa, disse um porta-voz da empresa.

Embora a Lunar Outpost esteja concorrendo com a Intuitive Machines nesse contrato, ela planeja trabalhar com a empresa separadamente, enviando rovers robóticos menores para a Lua nos veículos de pouso lunar da empresa.


Fonte:https://oglobo.globo.com/economia/negocios/noticia/2024/04/06/nasa-contrata-tres-empresas-para-desenvolver-veiculos-para-astronautas-andarem-na-lua.ghtml

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